segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Museu Harley-Davidson expõe moto sobrevivente do tsunami no Japão

Moto virou memorial no Museu Harley-Davidson em homenagem às vítimas do tsunami de 2011  (Foto: Divulgação)

Moto virou memorial no Museu Harley-Davidson em homenagem às vítimas do tsunami de 2011.

O Museu Harley-Davidson colocou à mostra em exibição especial a motocicleta que ficou à deriva por mais de um ano no Oceano Pacífico após o trágico tsunami que devastou partes do norte do Japão no ano passado. A mostra é feita a pedido do proprietário, Ikuo Yokoyama, que pediu para a moto ser preservada na condição atual como um memorial para aqueles cujas vidas foram perdidas ou mudaram para sempre pela catástrofe natural. 

A Harley-Davidson Softail Night Train FXSTB modelo 2004 foi encontrado na costa de British Columbia, no Canadá, por Peter Mark. A região canadense fica separada da costa japonesa por 7 quilômetros. A moto fez o trajeto em um contêiner que, após ancorar na praia, foi arrastado de volta ao mar deixando-a na areia.

Mark encontrou a motocicleta ainda com sua placa de licença, por isso foi possível identificar o dono. "Esta moto tem uma história incrível para contar, e estamos honrados em poder compartilhá-la", disse Bill Davidson, vice-presidente do Museu Harley-Davidson.


Yokoyama perdeu três familiares e sua casa e, hoje, vive em alojamento temporário da prefeitura de Miyagi, no Japão. Ainda lutando para reconstruir sua vida no rescaldo do desastre, Yokoyama recusou a oferta da Harley-Davidson de devolução da moto reformada. A motocicleta foi encontrada em com seu conjunto bem preservado, mas com bastante ferrugem.

Harley-Davidson; Tsunami; canada; japão; moto; night train (Foto: Chad Hipolito / AP Photo/The Canadian Press)

Harley-Davidson após ser encontrada no Canadá (Foto: Chad Hipolito / AP Photo/The Canadian Press)

0 comentários:

Postar um comentário